segunda-feira, 10 de novembro de 2014



 A CONSTRUÇÃO DA TORRE DE HANÓI

 " A Torre de Hanói é um dos quebra-cabeças matemáticos mais populares. Ele foi inventado por Edouard Lucas em 1883."
Uma lenda antiga relata que num templo hindu, Brahma construiu 3 pilares e num dos pilares extremos colocou 64 discos de ouro que deviam ser movidos, um a um, para o outro pilar extremo sem nunca colocar um disco maior sobre o menor, realizada a tarefa o templo colapsava o fim do mundo.  
A partir desta lenda, o matemático francês Edouard Lucas (1833) construiu um puzzle conhecido como Torre de Hanói. É sabido que o número mínimo de movimentos a efectuar é igual a 21 elevado a n-1 sendo "n" o número de discos.


Conteúdos a serem  trabalhados : Função , ordem crescente e decrescente, formas geométricas, cores e formas.  


Objetivo : Torre de Hanói pode ser trabalhado no ensino de função, atividades de exploração e investigação , níveis de desenvolvimento com crianças na pré- escola, com regras simples de separação de cores e tamanhos, ajuda em questão de coordenação motora, identificação de formas, ordem crescente e decrescente , entre outras formas de aprendizagem. 








Conclusão: O lúdico faz com que  desperte no aluno  o interesse de aprender e ensinar   de  maneira agradável e prazerosa inovando seu  auto- estima através da  aprendizagem . O  jogo pode ser usado para o estabelecimento de estratégias de transferências das peças, como a contatem  dos movimentos e raciocínio dentre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário